Voto x Veto

Voto x Veto 1.0

Escolha seu candidato pelo projeto de lei

Você tem certeza de que o seu candidato elaborou bons planos para o seu Estado e o Brasil? Voto x Veto põe à mesa os projetos de lei dos candidatos das eleições 2014 - presidentes e governadores - e pergunta se você aprovaria ou rejeitaria as ideias. O nome do candidato que elaborou o plano só é revelado depois da sua votação. Ler descrição completa

PRÓS

  • Resgata a discussão sobre projetos de lei
  • Ranking dos candidatos com mais ideias aprovadas
  • Todos os Estados brasileiros presentes
  • Muito simples de usar

CONTRAS

  • Algumas descrições de projetos incompletas
  • Ícone de ranking abstrato
  • Não permite trocar Estado

Muito bom
8

Você tem certeza de que o seu candidato elaborou bons planos para o seu Estado e o Brasil? Voto x Veto põe à mesa os projetos de lei dos candidatos das eleições 2014 - presidentes e governadores - e pergunta se você aprovaria ou rejeitaria as ideias. O nome do candidato que elaborou o plano só é revelado depois da sua votação.

Teste cego em projetos de lei

Sabe quando é difícil escolher um candidato porque você simplesmente não sabe o que ele quer fazer (além de atacar o partido rival)? Voto x Veto surgiu como uma iniciativa para você saber quais são os projetos de cada candidato. Mas às cegas. Só depois de escolher a opção Voto ou Veto é que o nome do político será revelado.

Todos os Estados brasileiros estão representados no app com seus respectivos candidatos. Ao escolher um local, os projetos de lei já aparecem na próxima tela. Na mesma tela de votação você poderá escolher se deseja ver as ideias dos candidatos a governador ou à presidência. Basta um toque no barra superior.

No mesmo local, nas enigmáticas três linhas horizontais, o programa mostra qual candidato teve mais ideias aprovadas. Você também pode convidar um amigo a participar do aplicativo. Só é preciso tomar cuidado para não desinstalar o programa, caso contrário o ranking será perdido - e não tem como recuperar.

Sobre os projetos apresentados a votação, veja com cuidado. Alguns não possuem informações suficientes para entender o contexto e a própria ideia em si. Se você usar o Google para pesquisar, fatalmente descobrirá o nome do candidato e burlará a proposta inicial do programador. Mas os projetos incompreensíveis podem ser pulados.

Como é na prática?

A simplicidade do Voto x Veto é bem-vinda. Sem firulas gráficas, bonequinhos animados, vídeos relacionados... Nada a mais do que a descrição dos projetos. Os dois botões no rodapé na interface são grandes e claros o suficiente para você ou qualquer pessoa entender que ali é feita a votação.

Com exceção das três linhas horizontais, que estão mais próximos de um símbolo abstrato do que de um ícone de ranking (esta é a verdadeira função do botão), a interação com o programa é bastante simples e focado em destacar os projetos de cada candidato.

Votando no projeto, não no partido

A intolência política e a guerra partidária virou uma prática comum no Brasil. O aplicativo Voto x Veto resgata uma das principais funções da política: discutir projetos de lei que beneficiem a população. Este mérito do autor é indiscutível. Junte isto à usabilidade simples do app e todos os eleitores sairão ganhando.

Um dos pontos baixos é a explicação incompleta de certos projetos. A avaliação é prejudicada pela falta de informações. Outro problema é não poder mudar de Estado uma vez que já tenha escolhido o seu. Mas isso é pouco para um aplicativo bem pensado - e que desta vez não é besteira.

Voto x Veto

Download

Voto x Veto 1.0